Pages

Experiências de aprendizagem para crianças até 3 anos

Educação Infantil é um projeto pedagógico que busca articular experiências e saberes da criança para inseri-la na cultura, capaz de prepará-la para encarar o Ensino Fundamental da melhor maneira possível.


O brincar é o principal modo de expressão da infância e uma das atitudes mais importantes para que a criança se constitua como sujeito da cultura. 
Entre 0 e 2 anos, os bebês praticam os chamados jogos de exercício - as brincadeiras sensório-motoras designadas por Piaget, como quando os pequenos descobrem novos objetos ou imitam os gestos corporais e vocais de seus parceiros mais experientes, colocando em ação um conjunto de condutas que os ajudam a desenvolver suas potencialidades. A partir dos 2 anos, as brincadeiras tradicionais, como as cirandas, são facilmente aprendidas e o faz de conta propicia a criação por meio de uma negociação de significados e regras compartilhadas. Quando brincam de faz de conta as crianças analisam aspectos da vida cotidiana e conquistam espaços de poder que as auxiliam a confrontar o mundo e os adultos.


Entre 2 e 3 anos.


CARACTERÍSTICAS:


• Egocentrismo.• Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.• Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.


TIPOS DE BRINCADEIRAS:


• Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
• Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.



OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS:


1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.3. Permitir que a criança seja independente.4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.7. Mantê-la ocupada.8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.




OBJETIVO GERAL:

Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional. Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.



 ATIVIDADES:

• Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).• Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.• Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).• Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.


• Apresentação das cores.• Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.• Contos de histórias curtas.• Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar demassinha, etc.• Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.• Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.• O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.• Imposição de limites e boas maneiras, dizendo "não" à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.• Traçados simples: Coordenação Motora.• Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.


IMPORTANTE:


 Brincar todos os dias é fundamental. Propor brincadeiras diárias de esconder; encaixar peças; construir pistas; experimentar as propriedades dos objetos: quais rodam e quais não, quais flutuam e quais não, quais são duros e quais são moles; jogar bola; cirandar; imitar gestos motores e vocais dos companheiros.    Organizar cirandas e brincadeiras de roda; brincadeiras de esconde-esconde; pega-pega; jogos com bola; faz de conta com uso de fantasias, marionetes e reprodução dos fazeres adultos.Deixar que as crianças imitem os colegas e aprendam a organizar instruções para as próprias brincadeiras, seguindo receitas e regras.Propiciar a exploração dos desafios oferecidos pelo espaço por meio da coordenação entre movimentos simultâneos. Estimular os pequenos a explorar diferentes espaços através de diversos movimentos, como engatinhar, sentar, manipular objetos, arrastar-se, rolar, correr, saltar, pular, subir e descer com maior autonomia, (circuito de obstáculos: túneis, passar por baixo de..., pneus etc.). Oferecer, também, orientação corporal com relação às noções de frente, trás, em cima, embaixo, dentro e fora.Propor brincadeiras com água, areia, terra e pasta de maisena para a exploração de texturas e propriedades dos materiais, como a temperatura e a consistência. Fazer com que as crianças reconheçam sons altos e baixos, propiciando as explorações de cheiros com alimentos e objetos e apresente situações que ilustrem reações de causa e efeito, por meio de brincadeiras e interações. Deixar que os pequenos atuem sobre objetos e materiais sob sua orientação. Estimule a criação de misturas; a observação de diferenças e semelhanças entre objetos; a elaboração de problemas simples; a convivência com regras; assim como a comparação de características físicas de lugares, pessoas e animais.Organizar jogos interativos com adultos e crianças; faça com que os pequenos se familiarizem com a própria imagem corporal; estimule a comunicação com diferentes parceiros; ensine a apropriação de regras de convívio social e de hábitos de autocuidado; dialogue para ajudar as crianças a solucionar dúvidas e conflitos e para que reconheçam e respeitem as características físicas e culturais dos colegas.Propor diversas experimentações artísticas com melecas, tintas e misturas, valorize as garatujas e faça com que os pequenos reconheçam os próprios desenhos e explorem as relações de espacialidade. Propiciar o acesso a diferentes manifestações do campo visual - desenho, pintura, fotografia e estimule o reconhecimento e a exploração das primeiras marcas gráficas.Relacionar a música com a expressão corporal e a dança e ensinar às crianças como identificar silêncios, pausas, sons da natureza, da cultura e passagens sonoras. Estimular a escolher suas canções favoritas.



0 comentários:

Postar um comentário