Pages

PROFESSOR QUEM É VOCÊ?


O professor é o espelho, o fio condutor para o processo educacional, ele precisa acreditar no seu potencial para que seus alunos também acreditem nele e sintam-se envolvidos no processo de ensino. Para isso é de extrema importância trilhar o caminho certo.

O planejamento é um inicio para isso. Sabemos que uma aula bem planejada e refletida resulta em uma aula bem sucedida enriquecedora independentemente dos vários tipos de professor que se possa encontrar...


• Professor arrogante- aquele que se acha o detentor de conhecimentos, não gosta de ser interrompido não presta atenção em que o aluno fala.


• Professor lamuriante – aquele que reclama de tudo nunca está satisfeito, reclama do país da escola dos pais dos alunos da falta material, deixa transparecer que está insatisfeito principalmente com a profissão e não encontra prazer no que faz.


• Professor ditador- aquele que não respeita a autonomia do aluno parece mais um comandante exige disciplina, grita ameaça, dia de prova ameaça quem olhar para os lados, o professor ditador tem uma grande necessidade de poder.


• Professor bonzinho- o inverso do ditador ele é carente de afeto, procura agradar os alunos de todas as formas até mesmo dando -lhes presentinho força amizade com os alunos.


• Professor desorganizado- Esse chega à sala de aula muitas vezes sem ter a menor idéia do assunto que vai expor. Sua desorganização é bastante visível como não faz planejamento não sabe o tipo de atividade que vai propor, abre o livro folheia até encontrar algo que chame sua atenção, ou seja, o professor desorganizado geralmente enrola para passar o tempo, muitas vezes esquece de cobrar as atividades propostas em dias anteriores.


• Professor oba-oba aquele que adora dinâmica, projeta filmes, e um sujeito bem intencionado, mas falta-lhe estabelecer com os alunos a relação com os conteúdos que cabe a ele ministrar.


• Professor to fora- não se compromete com a escola não quer saber de reuniões não se envolve com os projetos da instituição dá sua aula e vai embora. Alguns são arrogantes ao ponto de dizer que não vai participar disso ou aquilo porque é só besteira, enfim não participa porque não está ganhando ara isso.


• Professor tiozinho- quer saber tudo o que está acontecendo com o aluno se sente um pouco psicólogo. Usa o tempo das aulas para dar conselhos não permite que o aluno se sinta a vontade para conversar e falar de si quando desejar, já vai dando o diagnóstico dependendo do problema.


• Professor educador – aquele que conhece o universo do aluno, tem bom senso, proporciona o desenvolvimento da autonomia , vibra e fica feliz com os avanços, onquistados pelos seus, ele é um líder e sabe que tem em suas mãos a responsabilidade de conduzir um processo de crescimento e formação cidadãos.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: Eucação: A Solução está no Afeto- Grabiel Chalita

0 comentários:

Postar um comentário